Vantagens e Desvantagens do Tesouro Direto

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas pessoas estão usando o Tesouro Direto como uma verdadeira oportunidade para Vantagens e Desvantagens do Tesouro Diretorealizar investimento. Ele é nada mais nada menos que um programa que vende títulos públicos através da Internet e chegou a superar todas as expectativas já nos primeiros dias de sua estreia. Mas afinal quais são as vantagens do tesouro direto, e desvantagens do programa?

Ele pode ter muitas funções principalmente para novos investidores, como, por exemplo, para aqueles que apostam na queda das taxas de juros, uma boa opção para tudo é justamente o investimento e a compra de Letras do Tesouro Nacional e Notas do Tesouro Nacional.

A grande vantagem é justamente que as duas têm a rentabilidade definida no momento da oferta. E todo esse processo de investimento também passa algumas vantagens para as pessoas que estão pensando em levar esse mercado como seu segmento e para auxiliar em sua renda fixa.

As vantagens do Tesouro Direto

A primeira das vantagens do Tesouro Direto é justamente uma das que as pessoas mais procuram quando estão entrando em um plano de investimento, que é justamente a segurança ao entrar em todo o processo para realizar então a compra dos títulos dentro da empresa.

Dentro do Tesouro Direto a pessoa que está pensando em entrar nesse setor tem um investimento garantido 100% pelo Tesouro Nacional. Isso faz com que todas as dificuldades em que ela se envolva dentro dos processos deem uma garantia de que a parte do investidor ficará muito bem assessorada.

Toda essa parte é extremamente importante tanto para o Tesouro Direto quanto para o investidor e faz com que as pessoas continuem confiando e realizando seus investimentos dentro de todo o programa.

O que também chama muita atenção para ser uma das vantagens do Tesouro Direto é toda a parte de rentabilidade que ela pode gerar. É realmente uma alta rentabilidade, que faz com que o programa supere o retorno oferecido por diversos lugares, como, por exemplo, a LCI-LCA, fundo diretor e poupança.

vantagens do Tesouro Direto

E tudo isso acontece da melhor forma possível de uma maneira simples e ágil se encaixando sempre sob condições médias de todo o mercado do segmento, o que faz com que o investidor consiga se assegurar e conquistar muito mais dentro de determinados títulos em que ele consegue adquirir.

Um fator que também está dentro das vantagens do Tesouro Direto é a liquidez em que é passado todo o investimento no programa ao longo do tempo. Isso porque o Tesouro Nacional garante a compra de títulos públicos todos os dias.

Isso facilita muito todo o processo, já que faz com que o investidor consiga entrar e fazer o que deseja com uma grande velocidade em todo o processo. Isso faz com que ele acabe aproveitando bem todas as funções do programa.

E quando o assunto é a facilidade, essa também é uma das vantagens do Tesouro Direto, isso porque todas as transações são realizadas pela internet, o que faz com que o investidor não tenha nem que sair de casa para fazer todos os seus investimentos e resgate, nesse caso o programa tem a tecnologia como um verdadeiro aliado.

Outra vantagem de tudo ser feito online é que você pode sempre tirar suas dúvidas e acompanhar seus investimentos em tempo real, sem ter que depender de um funcionário para checar a situação para você. É tudo muito mais prático e rápido, o que ajuda muito em toda essa questão.

A acessibilidade também vai estar dentro das vantagens do Tesouro Direto com uma quantia de 30 reais, você já consegue investir no programa. Ou seja, é um baixo investimento para uma grande quantidade de oportunidades para as pessoas que conseguem encontrar o título ideal para o que precisam.

A flexibilidade também entra em todo o campo das vantagens do Tesouro Direto, isso porque são diversos títulos com prazos e contabilidades diferentes, o que faz com que você possa escolher qual é o mais adequado para todos os seus objetivos dentro do programa.

O site do Tesouro Direto ainda oferece um teste para que o futuro investidor descubra qual dos títulos é mais condizente com suas necessidades. Isso ajuda muito na hora de tomar a decisão e encontrar o melhor lugar para o seu investimento, por isso é sempre importante pesquisar essas questões.

Além de tudo isso, as taxas ainda são bem menores do que as cobradas pelos fundos de investimento e o imposto de renda só é cobrado no momento da venda, pagamento de juros ou vencimento de um título, o que acaba sendo uma grande vantagem para os investidores do Tesouro Direto.

As desvantagens do Tesouro Direto

Mas não é apenas de vantagens que vive o programa, ele também possui algumas desvantagens que o investidor precisa ficar de olho. A primeira delas é que ao escolher esse segmento, o investidor tem que levar em conta as taxas cobradas pelas instituições que vão intermediar a negociação e o problema da liquidez dos papéis.

Os títulos também tem uma data definida para o resgate, se não tiver um mercado secundário, entre os investidores, os recursos só vão poder ser resgatados no vencimento ou se for feita uma recompra dos papéis por parte do Tesouro Nacional.

Uma outra desvantagem é que muitos especialistas enxergam nesse mercado um lugar sem muitas perspectivas de crescimento, já que a maioria dos investidores deve continuar optando pelos fundos de investimento.

O que acaba gerando certo desconforto também para os investidores é que no fundo eles têm um custo de taxa de administração, mas na verdade é completamente gestor quem vai ter o trabalho de negociar todos os seus papéis e escolher os melhores títulos.

Além disso, também é possível ver uma grande desvantagem na hora da compra direta de título, isso porque a cada negociação o investidor vai ter que arcar com esse custo, isso porque o fundo de investimento movimenta seus papéis sem desconto deste valor no patrimônio da carteira de fundo, o que faz com que o trabalho da pessoa seja ainda maior.

Todo investimento tem lá seus ricos, suas vantagens e desvantagens, isso é normal. Essas dualidades existem em tudo, alto, baixo, preto, branco, vivo, morto, rico, pobre e por aí vai.

Se quer dar o primeiro passo nos investimento eu recomendo mesmo assim o Tesouro Direto, mais especificamente o site do Rafael Seabra que inclusive tem um curso mais que completo só abordando esse tema. 

Vale conferir. Ele tem aula aula completa gratuita, Clique aqui para acessar