Por que ser um investidor

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas pensam em fazer algum tipo de investimento, dentre os vários modelos existentes, porém, ficam em dúvida porque não entendem se isso vai ser realmente lucrativo e bom para elas, e assim, ficam pensando porque ser um investidor costuma ser algo tão falado e planejado.

Se você se encaixar nesse quadro e tem pensado porque ser um investidor é uma coisa que pode realmente mudar a sua situação, como muitos dizem, você pode muito bem começar analisando toda a sua situação financeira atual e pensar em que lugar você quer chegar.

Algo ótimo para te ajudar nessa missão, é anotar os seus bens, o quanto tem de capital, quais são as suas despesas mensais e se possui alguma dívida. E assim, fazer um cálculo e ver se você conta com algum valor financeiro capaz de utilizar para investir.

Vale lembrar que investir nada mais é do que pegar o seu dinheiro e dar para determinada instituição fazer certas movimentações, como emprestá-lo, por exemplo. Sendo assim, depois de determinado tempo, você recebe tudo que investiu de volta, juntamente com certa porcentagem de juros e correções monetárias, o que faz com que você receba mais do que deu.

porque ser um investidor

Porque ser um investidor pode ser uma boa opção

Analisar algo para aplicar o dinheiro, pode ser ótimo, porque ser um investidor pode ser tudo o que você precisa para garantir que terá dinheiro no futuro, seja para usar caso tenha alguma emergência, ou seja ainda para realizar algum sonho, como uma viagem ou uma grande compra.

Tudo bem que muitas vezes seja necessário se apertar um pouco para conseguir investir, porém, isso pode ser essencial. Imagina por exemplo, se você perde o emprego e fica sem qualquer dinheiro na conta, como lidar com isso?

Portanto, porque ser um investidor é uma ótima prevenção. Quem investe não fica sem.

Além do mais, algo muito essencial para decidir investir, é pensar que dessa forma é possível aumentar o patrimônio familiar, podendo deixar algo de garantia para os filhos e demais parentes.

Muitas pessoas não investem porque acham que isso precisa de um dinheiro muito grande, porém não é bem assim que funciona. Porque ser um investidor é algo positivo por não ser necessário um alto valor.

Muitas pessoas não investem porque pensam que se faz necessário uma grande quantidade financeira para isso, porém não é verdade. Isso porque, economizando R$30 reais você já consegue aplicar o seu dinheiro de forma devida, basta conversar com o seu gerente do banco e analisar todas as opções de investimento.

Além do mais, atualmente existem modalidades para serem investidas que o risco é baixo, o que significa que há quase 100% de certeza de que não irá perder dinheiro e que terá um bom retorno.

Tanto é que há certas opções de investimentos que contam com fundos de garantia, o que significa que se você investir em uma empresa e ela quebrar, se o seu valor de investimento não tiver ultrapassado determinado índice, então você terá os seus gastos devidamente cobertos.

Como já disse em alguns artigos, se você é iniciante, eu recomendo que começe com o Tesouro Direto, isso porque é simples e com ele você ganha no mínimo mais que a “famosa” poupança.

Até porque Tesouro Direto é mais seguro que a poupança