O que são Multimercados?

Tempo de leitura: 3 minutos

Algo muito importante para as pessoas que desejam realizar um investimento é entender o que são multimercados. Isso porque, denominados como fundos multimercados, eles são os responsáveis por direcionar o capital do investidor para os métodos de aplicação.

Dessa forma, ele conta com diversas formas diferenciadas de investimentos, o que pode fazer com que o investidor tenha uma ótima rentabilidade, porém, para lidar da forma correta com eles, é necessário saber o que são multimercados.

O que são multimercados e como lidar com eles

Entender o que são multimercados não é algo muito complicado. Dentre as opções de investimento que ele permite, é possível encontrar DI, ações, moedas, taxas de juros e muitos outros, que podem ser intercalados entre si de acordo com o que o gestor dos fundos de multimercado achar melhor e mais rentável, uma vez que ele tem liberdade de escolha.

Porém, ao fazer uso de fundos multimercados é importante acordar sobre fatores de riscos, e ter a ciência de que o retorno só é recebido depois de longo prazo, sendo que ele ocorre por conta justamente das mudanças de estratégias de investimento.

Porém, algo essencial para saber de o que são multimercados é que muitas vezes eles podem cobrar certas taxas de acordo com a performance de investimento, o que significa que quanto maior for a sua renda conquistada, mais deverá pagar para os fundos.

O que são Multimercados

Há diversas vantagens em investir em fundos de multimercados, sendo as principais:

  • Gestão: contar com pessoas competentes para fazer a gestão dos seus investimentos;
  • Diversificação: possibilidade de investir em várias opções, inclusive em determinados pontos que muitas vezes não podem ter o investimento de pessoas físicas;
  • Derivativo: há fundos multimercados que fazem uso de derivativos, o que aumenta o número de possibilidades de estratégias de investimento, podendo causar maior lucro.

Para compreender muito melhor o que são multimercados, é importante saber que eles contam com certas modalidades, as quais precisam ser escolhidas a dedo de acordo com as características que mais se adequem ao investidor. Sendo assim, uma preferência é que essa escolha seja feita com o auxílio de um consultor financeiro.

Confira os principais tipos de opções de investimentos:

  • Macro: os multimercados macro fazem os seus investimentos baseados em situações e ativos macroeconômicos, podendo ser por exemplo juros e índices de preços. É assim que são escolhidos os locais a serem investidos;
  • Hedge: os multimercados que podem se encaixar com hedge, são aqueles que fazem uso de ações, que nada mais é do que participações em empresas;
  • Multimercados conservadores: são aqueles que fazem os investimentos baseando-se em operações estruturadas.

Além do mais, em multimercados é possível encontrar pessoas como os multigestores, por exemplo, que são aqueles responsáveis por investir em fundos gerenciados por demais gestores.

E nessa mesma linha de multi, é possível encontrar as multiestratégias, que são os fundos que não precisam seguir apenas uma linha de investimento por vez. E assim, podem contar com vários tipos diferentes de investimento ao mesmo tempo. Eles têm como vantagem poder dar mais flexibilidade de escolha ainda.