O que são ações?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muito se ouve falar sobre as famosas ações, dizendo que certo alguém as adquiriu de determinada empresa. Porém, nem todos sabem exatamente o que significa isso e vivem se perguntando: o que são ações?

No geral, ações nada mais é do que determinadas partes de uma empresa. E assim, elas são papeis que representam essa porcentagem do capital da empresa. Além do mais, elas possuem um código formado por quatro letras de acordo com o nome do local e um número dizendo qual é esse tipo de ação.

O que são ações, na prática

Na prática de o que são ações, o acionista, que é a pessoa que adquire as ações, se torna sócio da empresa da qual ele comprar essas ações.

Sendo assim, o indivíduo passa a correr os riscos juntamente a empresa escolhida, ter participação nos lucros e ainda tomar os prejuízos com ela. Porém, isso tudo de acordo com a porcentagem de sua participação e o tipo de ação adquirida.

Então, quanto mais ações a pessoa comprar de certo local, mais participação ela vai ter, e assim, terá mais lucros e prejuízos, caso houverem, claro.

Algo essencial para entender exatamente o que são ações, é saber que elas podem ser classificadas em dois tipos:

  • Ordinárias (ON):

    Ao adquirir essa classificação de ações, é possível participar de assembleias gerais da empresa e receber lucros. São representadas pelo código 3;

  • Preferenciais (PN): 

    Os acionistas desse tipo recebem lucros em porcentagem maior que as ordinárias e primeiramente. Além de ainda serem os primeiros a receberem compensações em caso de falência. Porém, não votam em assembleias gerais. São representadas pela letra 4.

Além do mais, para saber o que são ações é importante ainda entender que as ações preferenciais possuem subclassificações. As quais são determinadas geralmente pelas empresas responsáveis, são elas:

Ações preferenciais Classe A: são representadas pelo código 5;

Ações preferenciais Classe B: são representadas pelo código 6.

Além do mais, há um outro tipo ainda de ação denominada como Unit, que nada mais é do que ações de tipos diferentes, mas que são negociadas todas juntas. Elas são representadas pelo número 11.

o que são ações

Uma grande dúvida geralmente de quem quer saber o que são ações, é de que forma é possível adquiri-las, e a resposta disso é fácil: bolsa de valores. Tanto para comprar ou vender alguma ação é necessário se filiar a uma corretora para conseguir emitir ordens de compra ou venda para ela, a qual irá fazer isso no pregão (local de negociações).

Porém, vale ressaltar que essas ordens tanto de compra quanto de venda não são feitas gratuitamente. Há um custo denominado como corretagem que muda de acordo com a corretora e o tamanho dessas ações.

Vale lembrar ainda que há mais um critério de diferenciação das ações, que é a sua liquidez (agilidade na troca de dono):

  • 1ᵃ Linha ou “Blue Chips”: ações de muita liquidez, advindas de empresas de grande porte, tradicionais e com boa reputação no mercado;

 

  • 2ᵃ Linha ou “Small Caps”:nível bom de liquidez, sendo de empresas tanto de grande quanto de médio porte, não necessariamente tradicionais;

 

  • 3ᵃ Linha:liquidez de nível baixo, sendo de empresas de médio e pequeno porte.

E como você já sabe, se quiser uma ajuda sobre como organizar as finanças é só ver essa apresentação gratuita aqui.

Abraço!